Um Estudo da Klarna, plataforma de compras e pagamentos a nível global, revelou que quase metade dos portugueses adquire produtos que viu nas redes sociais (42%).
Nos últimos 3 anos, as experiências de compra têm sofrido alterações e os canais online registaram um crescimento entre a preferência dos consumidores, com 26% dos portugueses a fazer compras online uma vez por semana, mais 4% que no último trimestre 2022.
No panorama global há uma preferência pela compra online, sendo que 35% dos inquiridos assume já ter comprado um produto após ter visto nas redes sociais. Em Portugal, este panorama é mais expressivo, com 42% dos consumidores a admitirem tê-lo feito.
As mulheres portuguesas (42%) e a Gen Z (48%)* são os que mais se enquadram neste tipo de comportamento.
Os consumidores, quando compram através das redes sociais, no geral, preferem fazê-lo na página da própria marca, seguindo-se páginas de retalhistas e, por fim, diretamente na página de um/a influencer digital.
Quanto às plataformas mais utilizadas pelos consumidores, o Facebook, o Instagram e o Youtube estão no pódio, com o TikTok a ganhar cada vez mais expressão. Em Portugal, o Instagram é a plataforma preferida dos consumidores (57%), com a GenZ (75%), Millennials*(68%) e mulheres (60%) a preferirem esta rede social. Homens (62%) , GenXers* (59%) e Baby Boomers* (67%) ainda preferem comprar no Facebook. A Gen Z é a que menos compra no Facebook (21%) e a que mais compra no Tik Tok (33%).
*GenZ – Geração Z, compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis.
*Millenials – Ou geração y, também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia.
*GenXers – Geração X, refere-se à geração nascida entre meados da década de 1960 e início da década de 1980, durante a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial.
*Baby Boomers – Baby boomer é um termo usado para descrever uma pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa (especialmente Grã-Bretanha e França), Estados Unidos, Canadá ou Austrália. Depois da Segunda Guerra Mundial estes países verificaram um súbito aumento de natalidade, que ficou conhecido como baby boom.
Fonte: ecommercenews.pt