Num mundo de trabalho cada vez mais exigente, empresas e colaboradores devem apostar na formação contínua. Atualmente, verifica-se que cada vez mais empresas investem na formação dos seus colaboradores com o objetivo de ter os trabalhadores atualizados, ampliando as suas competências, tornando-se ativos mais valiosos para a empresa.
Assim, hoje em dia, é imperativo fomentar e praticar o desenvolvimento profissional contínuo. As exigências no contexto de trabalho e os avanços tecnológicos exigem uma constante atualização e adaptação.
Depois de muitos anos sem a devida valorização, a formação profissional é cada vez mais reconhecida pelos seus múltiplos benefícios. Ao longo deste artigo serão referidos alguns desses benefícios, não só para as empresas, como também para os próprios trabalhadores.
1 Mais conhecimento e novas competências
O conhecimento e as competências adquiridos ao longo do processo de formação são cada vez mais valorizados, sendo que os colaboradores ficam habilitados para contextos profissionais mais exigentes, onde a inovação, a criatividade, a competitividade e a necessidade de mudança são uma constante.
2 Mais produtividade
Portugal continua a ser dos países da União Europeia com uma menor taxa de qualificação. Este fator tem um grande impacto a nível sócio económico, uma vez que afeta os níveis de produtividade e de rentabilidade das empresas. Neste sentido, a formação profissional pode constituir uma forma de colmatar baixos níveis de produção, resultantes da insuficiência de conhecimentos e competências por parte do capital humano.
3 Maior diferenciação no mercado
As empresas apostam em contratar colaboradores com formação profissional, com conhecimentos e competências atualizadas. É sempre uma mais valia, visto que fortalece a empresa em termos de criatividade, inovação e empreendedorismo.
4 Maior atualização
Vivemos na era do digital, em que a informação é gerada e partilhada a uma velocidade frenética, em que as tendências são rapidamente ultrapassadas e novas descobertas surgem todos os dias. Desta forma, a formação profissional é fundamental para que as empresas e os respetivos colaboradores tenham acesso à informação mais atual e relevante, satisfazendo as necessidades de cada negócio.
5 Maior probabilidade de inserção profissional
Normalmente, as pessoas com mais qualificações são as que têm menor dificuldade na inserção profissional e maior probabilidade de ascensão na carreira.
6 Maior capacidade de adaptação
A formação profissional proporciona um conjunto de competências que permitem aos colaboradores uma maior capacidade de adaptação aos diferentes contextos, revelando ser um contributo valioso no mercado de trabalho.
7 Maior realização
A formação profissional contribui para uma maior realização pessoal, na medida em que permite sentir uma maior segurança relativamente ao seu desempenho.