Internacionalização das PME

A Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) representa uma estratégia vital para o crescimento e a sustentabilidade no mercado global.

Objetivos:

Apoiar a capacitação empresarial para a internacionalização dos modelos de negócio, adotando estratégias avançadas que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.

Apoio:

Os apoios públicos assumem a forma de subsídios não reembolsáveis, com taxas até ao 40%.

Área Geográfica:

Portugal Continental (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

Entidades Elegíveis:

Micro, pequenas e médias empresas (PME’s) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

Montante Elegível de Investimento:

As operações devem apresentar um custo elegível que observe as seguintes condições:

  • Investimento mínimo: 200.000€;
  • Máximo: 315.000€.

A data de início dos projetos deverá ser posterior à data da candidatura ou do pedido de auxílio, e a duração máxima das operações é de 24 meses, exceto em casos devidamente justificados.

Tipologias das Operações:

  • Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  • Criação e promoção internacional de marcas;
  • Inovação organizacional relativas a práticas comerciais ou relações externas;
  • Marketing internacional;
  • Presença online e e-commerce;
  • Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
  • Despesas Elegíveis:

    • Custos salariais com a contratação de 2 recursos humanos qualificados, incluindo o salário base (até 2.250€ por cada) e encargos sociais obrigatórios por parte da entidade patronal;
    • Participação em feiras e exposições no exterior: Alugar o espaço, construção e funcionamento do stand;
    • Serviços de consultoria especializados: Despesas com contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas; Certificação de produtos, processos ou serviços; Conceção e registo de novas marcas; Domiciliação e assinatura de aplicações; Adesão a plataformas eletrônicas ou inclusão em diretórios e motores de busca; Consultoria para incorporação de princípios ESG, auditorias e certificações ambientais (ex. Rótulo Ecológico, EMAS);
    • Promoção da internacionalização: Prospeção e captação de novos clientes e ações promocionais em mercados externos.
    • Despesas Elegíveis, em relação às ferramentas web (canais digitais):

      • Custos salariais com a contratação de 2 recursos humanos qualificados, incluindo o salário base (até 2.250€ por cada) e encargos sociais obrigatórios por parte da entidade patronal;
      • Estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

      • User-Centered Design (UX): : desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
      • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
      • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
      • SEO e SEA;
      • Social Media Marketing;
      • Content Marketing;
      • Display Advertising;
      • Mobile Marketing;
      • Web Analytics.
      • Período das Candidaturas:

        O período de candidaturas iniciou em 28/06/2024, sendo a análise e decisão efetuada de acordo com as seguintes fases:

        • 1ºFase:concluída a 30/09/2024;
        • 2ºFase:concluída a 30/12/2024.

         

        A Internacionalização para as PME, é fundamental para as empresas que procuram uma estratégia eficaz para impulsionar a sua expansão, contribuindo para a sustentabilidade e prosperidade económica a longo prazo.

        Precisa de ajuda? Fale connosco!

VERAE

Para mais informações

Contacte-nos
VERAE | 2018-2024 © All Rights Reserved       made by Verae