Enquadramento
O e-commerce tem crescido de forma global e acentuada nos últimos anos, principalmente após 2020, impulsionado pelo fenómeno da pandemia, resultando num “boom” de compras online.
Segundo o e-commerce report 2022 dos CTT, mais de metade da população portuguesa faz compras online, sendo que em 2021 atingiu um valor superior a 5,5 mil milhões de euros.
Somando os serviços, o total do mercado e-commerce B2C, em Portugal, terá atingido os 10 mil milhões em 2021, tendo crescido 36,2% (face a 2020).
Razões relacionadas com a conveniência continuam a ser dominantes na opção pela compra online, nomeadamente a facilidade de compra (68,2%) e possibilidade de comprar a qualquer hora (61,4%), encurtar distâncias surgem de seguida razões relacionadas com o preço: existência de promoções (60%) e preço online mais baixo (55,8%)
Perante este cenário, aumentar os conhecimentos e competências em termos das melhores práticas de comércio eletrónico é indispensável a todos os interessados em desempenhar uma função nesta área. Neste sentido, o curso de e-commerce é fundamental ao desenvolvimento do seu negócio online.
Objetivos Gerais
Dotar os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitam definir uma estratégia de e-commerce para aplicação num negócio online.
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO AO E-COMMERCE
- O que é E-Commerce?
- História e evolução do E-commerce;
- Vantagens para empresas e consumidores;
- Desafios enfrentados nos negócios online;
- Tipos de Modelos de Negócios de E-Commerce;
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
- Análise da concorrência;
- Seleção da plataforma de E-commerce;
- Métodos de pagamento;
- Serviço de apoio ao cliente;
- Estabelecimento de metas e KPIs;
- Definição da estratégia.
TÉCNICAS DE VENDA PARA E-COMMERCE
- Técnicas e ferramentas de divulgação;
- Promoção e comunicação com o Cliente;
- Tráfego e conversões;
- Métricas de desempenho.
Destinatários
Esta formação destina-se a todas as pessoas que pretendam aumentar os seus conhecimentos e competências em e-commerce.
Pré-requisitos
Conhecimentos gerais de navegação na Internet.
Certificação
Atribuição de Certificado de Formação Profissional, emitido através da plataforma SIGO, aos/às formandos/as que concluam o curso com aproveitamento e que registem uma assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária do curso.