Enquadramento
O Sistema de Gestão de Qualidade é uma ferramenta que traz controlo e padronização dos processos, permitindo também a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua da produção respetiva aos produtos ou serviços prestados pelas empresas.
Visto geralmente como algo que vem ajudar uma organização a implementar e ter “mais qualidade”, o SGQ compreende assim todas as atividades que possam de algum modo afetar a qualidade do produto e/ou serviço, ou o modo como a qualidade é entendida pelo cliente/consumidor.
O organismo que dita as normas do Sistema de Gestão é a International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Suíça. A norma NP EN ISO 9001 é talvez a mais popular e utilizada pelas empresas, especificando os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) utilizado em inúmeros países do Mundo.
De acordo com a norma NP EN ISO 9001, cada empresa necessita de demonstrar a sua capacidade para, ao mesmo tempo, fornecer produtos e/ou serviços que satisfaçam os requisitos dos clientes, cumprindo naturalmente as leis e regulamentação em vigor.
Esta norma também tem como objetivo melhorar a satisfação do cliente através de uma aplicação eficiente do sistema, cuja avaliação depende também do feedback obtido junto dos consumidores em cada venda de produto ou serviço.