Tendências de Design para as Redes Sociais

A pandemia do Coronavírus influenciou não só as nossas vidas, mas também as tendências de design para as redes sociais em 2021.

Como tal, os elementos que apelam para uma sensação de calma, compreensão e positividade são fundamentais para uma comunicação clara neste mundo caótico e incerto.

Tendências de Design para as Redes Sociais:

  1. Assimetria
  2. Formas Geométricas
  3. Desenhos sobrepostos
  4. Visualização de Dados Simplificada
  5. Paletas de Cores Suaves
  6. Ícones e Ilustrações
  7. Posts em Carrossel
  8. Fontes Serifadas
  9. Vídeos com Textos
  10. Modo Escuro

1. Assimetria

O caos organizado é o que se pretende com a tendência da assimetria no design, no entanto, é preciso conferir elegância e coerência, nomeadamente através do minimalismo.

A assimetria traz uma visão mais libertadora, natural, bela e tranquila.


2. Formas Geométricas

Atualmente, vemos mais pessoas preocupadas com a saúde, com a qualidade de vida e com novas formas de simplificar a existência, o que fez com que as formas fluídas e abstratas fossem substituídas por formas e padrões geométricos rígidos e de arestas sólidas.

Além de incorporarem a cor, as formas geométricas são facilmente reconhecidas, ou seja, passa uma mensagem coesa e minimalista.


3. Desenhos Sobrepostos

Os desenhos sobrepostos permitem agrupar elementos enquanto se mantém espaço “em branco” suficiente na imagem para ajudar na legibilidade.

Além disso, as sobreposições adicionam profundidade nas imagens.


4. Visualização de Dados Simplificada

Tornar os dados complexos de fácil compreensão é o objetivo de qualquer visualização de dados.

As visualizações de dados simplificadas podem tornar a comunicação mais eficaz, prova disso são os infográficos com os dados apresentados diariamente relativamente aos números da pandemia.


5. Paletas de Cores Suaves

As cores suaves são cores com baixa saturação (em oposição a cores vivas).

Transmitem segurança e proteção, sendo até mesmo nostálgicas, e podem indicar algo natural e orgânico.


6. Ícones e Ilustrações

Embora o desenho 3D continue a ser uma tendência crescente, o flat design é atemporal.

Isto porque, com um simples ícone, podemos comunicar o significado de algo ocupando muito menos espaço do que com palavras.


7. Posts em Carrossel

Os posts em formato de carrossel no Instagram e no LinkedIn têm ganho cada vez mais adeptos, pois além de permitirem transmitir informação extensa de uma forma visual mais apelativa, os algoritmos destas redes sociais parecem promover mais esse tipo de post do que publicações de imagem única.

8. Fontes Serifadas

As fontes com serifa são um dos estilos tipográficos mais antigos (século XV), como tal são vistas como clássicas, elegantes, confiáveis e nostálgicas.

9. Vídeos com Textos

Já não é novidade que os vídeos são o formato com maior engajamento nas redes sociais, porém com o isolamento a que todos estivemos sujeitos houve a necessidade de reinventar o formato de vídeo.

Em vez de ser necessário toda uma equipa de produção para criar um vídeo, as marcas podem criar um vídeo claro, com textos, de uma forma mais simples e rápida.

10. Modo Escuro

O modo escuro na web deixou de ser novidade em 2021 para passar a ser tendência.

Além da web, as aplicações, redes sociais e sistemas operacionais adotaram este aspeto.

É um visual elegante e moderno que destaca os elementos e capta a atenção do público, além de contribuir para reduzir o cansaço visual.

Fontes: Venngage | Comunidade Rockcontent

VERAE

Para mais informações

Contacte-nos
VERAE | 2018-2024 © All Rights Reserved       made by Verae